- Tags: iluminação, pé-direito duplo, teto alto, luminárias, lustre, pendente, colunas, abajur, light design, luminotécnico, projeto de iluminação, dicas de iluminação, projeto luminotécnico, quarto casal, iluminação quarto casal, projeto quarto casal
Sempre tenha em mente que iluminação é um fator fundamental em um projeto, trazendo praticidade, aconchego e valorização. No quarto do casal isso se torna ainda mais evidente.
Unir todas essas finalidades em um só ambiente parece difícil porque você tem uma pessoa que gosta de ler enquanto o outro quer dormir, existe uma iluminação de efeito em nichos e cabeceiras, mas é necessária uma dispersão maior para os armários e o ambiente em geral, ou seja, você precisa atender necessidades especificas (e as vezes bem diferentes) em um mesmo ambiente.
Vamos começar pela iluminação geral. Quartos, normalmente, são ambientes pequenos (principalmente em apartamentos), portanto a nossa dica é evitar peças centrais. Caso o teto não tenha rebaixamento, você pode pedir à um eletricista apto para transferir o ponto do centro para o canto (sobre o criado-mudo) criando, assim, uma sensação de amplitude maior e a peça não fica tão próxima da cama. Já com o rebaixamento, as opção são maiores e, uma forma de evitar peças centrais, é criando contra-sancas ou rasgos no teto.
Os cortineiros iluminados e o rasgo próximo ao armário são sempre bem-vindos e opções excelentes para iluminar de forma dispersiva o quarto.
Você pode colocar uma peça central, já que necessidade de iluminação é muito pessoal. Só aconselhamos isso como último recurso.
As iluminações pontuais nas portas do armário, além de ajudarem na iluminação, dão um efeito de varredura lindo, valorizando o acabamento ou realçando espelhos. Ela é direcionável, então você pode usá-la para uma iluminação direta para dentro do armário.
Abajur ou luminária de leitura? Parecem iguais, mas a finalidade é bem diferente. O abajur cria uma atmosfera mais aconchegante e existem até modelos com luz dimerizável no mercado, proporcionando um controle maior da intensidade da luz. As luminárias de leitura, em grande maioria, são flexíveis e oferecem direcionamento da luz, ou seja, não criam sombras no livro, revista, etc.
Selecionamos alguns modelos de abajur para você:
Pendentes sobre o criado-mudo dão aquele toque de charme no ambiente e modelo diferente é o que não falta! Dos mais clássicos aos mais modernos, o mais comum é colocar uma peça sobre cada criado, porém, aconselhamos escolher o criado próximo à cortina para criar um efeito de profundidade mais bonito e, no outro criado, você pode colocar um abajur, luminária ou, até mesmo, uma embutida de efeito no teto substituindo o pendente.
Deixe uma resposta